segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os Cavaleiros do Zodíaco


Yo minna-san!

Este será um post mais do que especial. Primeiro porque foi o primeiro anime que eu assisti na vida. Segundo porque este não é apenas mais uma dica pra nova geração de otakus, mas também muitos adultos de hoje tiveram a participação dos cavaleiros em suas vidas.

Bom, antes vou dar uma pequena introdução.

Cavaleiros do Zodíaco estreou no Brasil pela famosíssima TV Manchete (que eu não cheguei a ver) em 1994. O pessoal de 80 mais ou menos entrava em contato com uma das maiores e mais famosas produções japonesas (senão for a maior).
O pessoal de 90 (como eu) faz parte do (grande) grupo de otakus que não conheceu a Manchete (não somos "da época"), mas que ama e chega a venerar esse anime. Nós também, somos os mais interessados pelas novas sagas.

O que eu quero com este post também é apresentar Cavaleiros do Zodíaco aos que não conhecem esse obra-prima do mestre Masami Kurumada e evitar que ela seja esquecida.


Cavaleiros do Zodíaco tem um universo cheio de referências da mitologia grega, ou melhor, é totalmente produzido com base nela.
Em Saint Seiya (seu título original) reencarnações dos deuses nascem a cada centenas e centenas de anos.
Atena, a deusa da sabedoria, da guerra e da justiça; é também protetora da Terra e dos seres humanos.
Por vários séculos, Atena travou batalhas, conhecidas como Guerras Santas, com Poseidon, deus dos mares; e Hades, deus do mundo dos mortos. Esses deuses tinham sob seu comando um exército com o intuito de dominar a Terra. Ao lado de Atena, estavam jovens dispostos a arriscarem suas vidas para defender a Terra em nome da justiça, eram os Cavaleiros sagrados de Atena.
Não sendo diferente, a reencarnação da deusa nasce também nos tempos atuais.


No Santuário de Atena na Grécia, os céus enviam à Terra a reencarnação da deusa. A criança quase é assassinada, mas foi salva por um cavaleiro que a entregou à um homem pedindo para que cuidasse dela, pois seria Atena no futuro.
O homem era Mitsumasa Kido e adotou a menina como sua neta, chamando-a de Saori Kido. Mitsumasa não era um homem qualquer, era um magnata. Tendo conhecimento da existência da deusa e de seus cavaleiros, ele se dispôs a adotar mais de 100 crianças e enviá-las à diferentes partes do mundo para treinarem e tornarem-se Cavaleiros de Atena.
Com isso começa a história dos cavaleiros.

Após anos de treinamento (Não são simples treinamentos de artes marciais; os jovens são submetidos à condições extremas, principalmente quanto aos locais (desertos, geleiras, montanhas rochosas, vulcões, etc.), apenas 10 das 100 crianças retornam vivas ao Japão e com o título de cavaleiros. Dentre eles, estão os cinco principais.


Seiya foi enviado à Grécia e treinou no próprio Santuário. Sua mestra foi Marin de Águia, uma amazona. Para receber a armadura de bronze de Pégaso, Seiya teve de derrotar diversos candidatos ao título de cavaleiro.


Shiryu foi enviado à China, na região dos Cinco Picos Antigos. Foi um dos poucos (ou talvez o único) em que o local de treinamento não era tão hostil, mas o treinamento era igualmente rígido. Shiryu era o único candidato à receber a armadura sagrada de Dragão. Foi treinado pelo Mestre Ancião (Dohko) um antigo Cavaleiro de Atena. O último desafio para Shiryu era inverter o curso da cachoeira de Rozan (ou seja, literalmente mandar a água pra cima). Depois de incontáveis tentativas, Shiryu eleva seu cosmo e com um poderoso golpe, inverte o fluxo das águas, conseguindo assim se tornar o Cavaleiro de bronze de Dragão.


Hyoga foi mandado à Sibéria. Seu mestre era o cavaleiro de ouro Camus de Aquário (no mangá, no anime seu mestre é o cavaleiro de prata de Cristal). Em razão do lugar, Hyoga tem seus ataques fundamentados no gelo. Seu teste final para tornar-se um cavaleiro era retirar a urna da armadura das geleiras conhecidas como paredes de gelo eterno, recebendo o título de Cavaleiro de Bronze de Cisne.


O destino de Shun foi a Ilha de Andrômeda (um lugar de condições extremas, durante o dia um calor escaldante; à noite, frio de muitos graus negativos). Seu mestre era o cavaleiro de prata Albion de Cefeu, que tinha muitos dicípulos inclusive mulheres, mas só se tornaria um cavaleiro aquele que tivesse coragem de enfrentar o desafio decisivo, o "Sacrifício de Andrômeda". Após longos anos de treinamento, Shun submete-se ao desafio e é acorrentado nos rochedos à beira do mar. O objetivo era se soltar antes de morrer afogado pela maré alta. Mas força não é o suficiente, a corrente só liberta aquele cujo cosmo for poderoso mas ao mesmo tempo, sensível. E graças ao seu elevado poder e personalidade, Shun completa o desafio e passa a ser o Cavaleiro de bronze de Andrômeda.


Ikki é o irmão mais velho de Shun e foi mandado à Ilha da Rainha da Morte. Na verdade Shun seria mandado para lá, mas Ikki tomou seu lugar ao ouvir que era o pior do mundo. A ilha é um inferno na Terra, cheia de lava vulcânica e solo muito quente. Ikki teve um treinamento e um mestre rigorosos, segundo ele, só o aprovaria como cavaleiro se o matasse, e para isso deveria deixar que o ódio o dominasse. Uma garota que sempre tratava dos ferimentos de Ikki foi morta por seu mestre, isso fez com que ele o matasse e conseguisse se tornar o Cavaleiro de bronze de Fênix.

Nota: Pégaso, Dragão, Cisne, etc., são as constelações protetoras de seus cavaleiros. Existem cerca de 88 constelações, o que significa que existem 88 armaduras. As armaduras dos cavaleiros são divididas em hierarquia; as de bronze são as mais fracas, depois são as de prata e em seguida as de ouro, as mais fortes; que também são conhecidas as 12 armaduras do zodíaco pois cada uma representa uma constelação que fica ao redor do sol (são também os 12 signos zodiacais).

Mesmo tendo treinamentos diferenciados entre si, todos são voltados para a justiça e ensinam que devem proteger e lutar por Atena e pela Terra.


Com a volta dos 10 jovens que tornaram-se cavaleiros dá-se início à temporada da Guerra Galáctica, que nada mais é do que um torneio entre eles. Em seguida, à Saga do Santuário. Depois a Saga de Asgard (apenas no anime). Depois, a Saga de Poseidon e por fim a Saga de Hades.
(Além da série, há também os filmes, 5 no total.)


Os personagens mais marcantes depois dos principais são, sem dúvida, os cavaleiros de ouro, os mais fortes da hierarquia.
O Santuário é formado pelas 12 casas do zodíaco e têm um cavaleiro de ouro como guardião.


Mú é o guardião da casa de Áries. É um dos poucos cavaleiros existentes capaz de utilizar a telecinese, uma técnica que envolve poder mental e teletransporte. Mú é também um restaurador de armaduras sagradas.


Aldebaran é o guardião da casa de Touro. É o único cavaleiro brasileiro.


Saga é o guardião da casa de Gêmeos. Também é um dos mais poderosos dentre os cavaleiros de ouro.


Máscara da Morte é o guardião da casa de Câncer. Este nome é devido aos diversos assassinatos que cometeu.


Aioria é o guardião da casa de Leão. Ajudou Seiya durante seu treinamento no Santuário.


Shaka é o guardião da casa de Virgem. Ele é considerado o homem mais próximo de Deus. Foi o único que conseguiu despertar o oitavo sentido. Também é o único budista da série.


Dohko é o guardião da casa de Libra. Ele é o mestre de Shiryu e também foi um sobrevivente da última Guerra Santa.


Miro é o guardião da casa de Escorpião. Seu ataque Agulha Escarlate é um golpe muito singelo mas que causa uma tremenda dor no adversário, assemelhando-se à uma picada.


Aioros era o guardião da casa de Sagitário. Ele que livrou Saori de ser assassinada, mas acabou morrendo após ter lutado com alguns cavaleiros que pensaram que era um traidor. É também o irmão mais velho de Aioria.


Shura é o guardião da casa de Capricórnio. O Cavaleiro de Capricórnio tem a fama de ser o mais leal à Atena e Shura o é. Seus braços e suas pernas têm o poder da lendária espada Excalibur.


Camus é o guardião da casa de Aquário. Ele é o mestre de Hyoga. Seus ataques também são fundamentados no gelo.


Afrodite é o guardião da casa de Peixes. É conhecido como o cavaleiro mais belo. Seus ataques utilizam-se de rosas venenosas.

Saint Seiya é uma das animações que mais desenvolveu derivados.
Existem três produções de mangás além da clássica: O episódio G, o Next Dimension e o The Lost Canvas (que recebeu uma série animada recentemente).
Houve a notícia também que uma animação em computação gráfica estreará nos cinemas em 2012 no Japão.
Mesmo com o fim da série clássica, a produção de Myth Clothes dos personagens não parou.
Masami Kurumada também escreveu dois livros sobre Os Cavaleiros do Zodíaco da série Gigantomaquia.

Em questão de trilha sonora, Cavaleiros do Zodíaco possui músicas das mais marcantes.
(Que otaku ouviu Pegasus Fantasy e não começou a cantar?)
Mas até o OST das batalhas é inconfundível.

Uma dica de site pra quem quer saber muita coisa sobre cavaleiros: www.cavzodiaco.com.br


Finalizando, Saint Seiya é uma relíquia do universo dos animes e mangás. A verdadeira receita de uma série de sucesso e vem criando fãs até hoje.

Saint Seiya Forever


Até o próximo post.

Ja-ne!

1 comentários:

Anônimo disse...

Na saga de Poseidon tem um budista! O Shaka não é o unico budista do anime ....

 
Powered by Blogger